Olá! Eu sou o Miguel Angelo. Criei este blog para dar a conhecer mais sobre os Animais Marinhos.
Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

 

 

   Os Tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram há cerca de 200 milhões de anos antes dos dinossauros, sofrendo muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje existem aproximadamente 375 espécies de tubarões pelo mundo.

   Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel importante na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos.

   Os tubarões são os animais mais capacitados sensurialmente. Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfacto é fantástico, a sua audição e a linha unilateral estão ligadas e por isso consegue localizar a sua presa através dos impulsos eléctricos. São carnívoros tendo em sua dieta composta de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros animais. Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos.

   Em gral preferem nadar em águas mornas o que os faz nadar em direção ás praias. Ao contrário do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confudem como suas presas e por isso atacam. Dentro das 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos. São eles:

                          - Tubarão Braco;

                          - Tubarão Tigre;

                          - Tubarão Cabeça-chata;

                          - Tubarão Galha preta;

                          - Tubarão Mangola.

publicado por animaisnooceano às 21:15